terça-feira, 28 de fevereiro de 2012



Diabetes: Educar para prevenir

A primeira vez que ouvi falar sobre diabetes andava eu no meu quinto ano de escolaridade, quando um familiar próximo deu entrada no serviço de urgências. Naquela altura lembro-me de uma vizinha que ajudou na deslocação até ao hospital ter comentado depois da observação médica, que aquele meu familiar teve um “ataque de diabetes”. Para mim naquela altura a diabetes era uma doença desconhecida, igual a tantas outras doenças que se cura no hospital sem nunca mais se ouvir falar nela. Naturalmente passados muitos anos, a minha vivência com este familiar juntamente com a minha formação de base, constatei que desde aquele “ataque de diabetes” até hoje a diabetes sem dúvida é uma doença crónica que por vezes se estabiliza num hospital mas que depende muito da prevenção, da educação, da mudança de estilos de vida e hábitos alimentares. Geralmente a pessoa com diabetes enfrenta adversidades de forma individual e única perante esta doença, já tive a oportunidade de presenciar pessoas com diabetes capazes de transformar as adversidades em ganhos e surpreenderem-me pela forma de olhar esta enfermidade.
Podemos caracterizar a Diabetes Mellitus (tipo 1 e do tipo 2) como sendo uma doença crónica, caracterizada por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicémia), na maioria dos casos devido à falta de insulina. É uma das principais doenças de evolução crónica que está presente na população nos dias actuais. Infelizmente devido à sua prevalência vem crescendo significativamente com o processo de industrialização e urbanização populacional dos últimos anos. Actualmente, esta doença representa um importante problema de saúde pública com alta morbilidade, mortalidade e repercussões económicas significativas. Em Portugal cerca de um milhão de pessoas são diabéticas assim é fundamental elaborar programas de saúde voltados para prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento da pessoa com diabetes.
No próximo dia 14 de Novembro comemora-se o dia mundial da Diabetes celebrado em mais de 160 países e territórios. Este dia é um marco para os mais de 250 milhões de pessoas com diabetes, onde a doença não discrimina a sua ocorrência quer em jovens ou idosos, quer em ricos ou pobres, quer em homens ou mulheres.
Sendo o terceiro ano da campanha Diabetes: Educar Para Prevenir, escolhida para o período 2009-2013, apela á pessoa com diabetes o poder através da educação dos seus hábitos e aos governos uma chamada para implementar estratégicas politicas eficazes para a prevenção e controle desta doença. É também uma chamada de atenção para os profissionais de saúde no sentido de melhorarem o conhecimento de modo que as recomendações baseadas em evidências sejam colocadas em prática. E por último uma mensagem para o público em geral perceber o impacto desta doença e saber como evitar ou retardar a diabetes e as suas complicações.
Por isso tenha muita atenção quando surgirem algum destes sintomas abaixo porque podem indicar o aparecimento de diabetes:
Sede excessiva;
Urinar com frequência;
Aumento da fome;
Perda de peso;
Cansaço excessivo;
Falta de concentração e interesse em actividades de rotina;
Vómitos e dores de estômago;
Sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés;
Visão embaçada;
Infecções frequentes:
Feridas que custam a cicatrizarem.
Algumas pessoas podem apresentar factores risco ou características com tendência ao aparecimento da diabetes tipo 2:

Obesidade e sobrepeso;
Sedentarismo;
Intolerância à glicose identificada por exames;
Hábitos alimentares não saudáveis,
Idade avançada;
Pressão arterial e colesterol elevados;
Histórico familiar de diabetes;
Histórico de diabetes gestacional (gravidez);
Acumulo de gordura abdominal;
Etnia: asiáticos, hispânicos, indígenas e afrodescendentes.
Sabia que a Organização Mundial de Saúde estima que a inactividade física contribui para cerca de 2 milhões de mortes anuais no mundo. Simultaneamente calcula também que 60% da população mundial não pratica actividade física suficiente (WHO, 2006).
Assim os estilos de vida sedentários e consequentemente a obesidade, constituem assim um dos maiores problemas de saúde pública com o qual as sociedades ocidentais se debatem. Sendo que a obesidade é a principal causa de diabetes, o risco de desenvolver diabetes de tipo 2 é três vezes maior nos indivíduos obesos comparativamente com os indivíduos que apresentam um peso normal.
A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 pode ser prevenida ou atrasada por meio de abordagem dos factores de risco modificáveis, como dietas não saudáveis, uso de tabaco, consumo de álcool e sedentarismo.
O diagnóstico precoce, uma alimentação saudável e a adopção de estilos de vida saudáveis, tais como ter uma actividade física regular são elementos essenciais para prevenir ou atrasar o início e a evolução das complicações.
Faça o seu rastreio de diabetes no dia 14 de Novembro, realizado pelo Centro de Saúde de Angra do Heroísmo no Hipermercado Continente em Angra das 9h ás 15h.
Contamos consigo!

Bibliografia:
WHO (2006). Physical activity. Consultado em 9 de Novembro de 2011 através de
http://www.who.int/hpr/physactiv/health.shtml


Enfermeiro Pedro Jorge Escórcio Fins

Sem comentários: