segunda-feira, 6 de julho de 2009

Definições e conceitos básicos em Enfermagem Comunitária





O que entendemos por Comunidade?


Segundo a definição básica, entende-se como: sendo o conjunto das populações de diferentes espécies que habitam numa mesma área e que dependem de ou interagem umas com as outras (lextec). Na prática pode não acontecer, ou seja um individuo de uma comunidade pode não interagir com essa mas sim com outra comunidade. Pode usá-la somente como dormitório, ou seja as comunidades hoje em dia são mais complexas e de difícil definição porque os seus indivíduos mobilizam-se mais e nem sempre tem objectivos comuns. Por essa razão podemos falar talvez em pequenas comunidades e grandes comunidades como por exemplo: os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma pequena comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade, formam uma grande comunidade.


O que é um Centro de Saúde?

Muito sucintamente podemos definir que um Centro de Saúde é uma unidade dinâmica, onde se praticam cuidados de saúde primários á população.

Então o que são Cuidados de Saúde Primários?

O conceito dos cuidados de saúde primários (CSP), foi evoluindo ao longo do tempo inicialmente a grande definição surgiu com a Declaração de Alma-Ata em 1978, como sendo cuidados essenciais, baseados em técnicas e métodos práticos científicos, aceite e acessíveis a todos os indivíduos. Sendo suportado financeiramente pelo País e comunidade num espírito de auto-responsabilidade e autodeterminação.
Esta necessidade surgiu dos problemas de saúde existentes mundialmente que ultrapassavam o tratamento tecnológico, estando essas causas mais na base da população. Foi com este entendimento que os CSP evidenciaram a sua importância. Actualmente este conceito evoluiu, englobando acções de promoção de saúde, de prevenção, de cuidados curativos, de reabilitação, tendo como elementos fundamentais a acessibilidade, a globalidade, a coordenação, a longitudinalidade, a responsabilidade e a participação comunitária.
O seu contexto é muito alargado, podemos incluir desde o grupo profissional que elabora as politicas e normas dos cuidados, até ao enfermeiro que vai realizar um domicílio. Os CSP sempre englobaram todo o ciclo vital, desde o nascimento até á morte, resultando assim na obtenção de melhores ganhos de saúde na comunidade, tornando mais acessíveis, dando uma maior continuidade, tendo menos custos, melhorando a relação custo-efectividade e contribuindo para a satisfação dos utentes. Neste ciclo trabalham enfermeiros, médicos de família, médicos de saúde pública, médicos dentistas, médicos de geriatria, psiquiatras comunitários, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, dietistas, técnicos de serviço social, etc. Todos estes profissionais fazem parte do sistema e todos são importantes para melhorar a saúde do individuo, família, comunidade.

Sem comentários: